quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Você tem nojinho?


Na verdade não é bem nojinho, eu prefiro chamar higiêne.
Quem não tem uma "colega" que as vezes pede para usar um produto seu?
No meu caso e no caso de todo maquiador (não que eu me enquadre na classe maquiadora, tô longe ainda... rss) a higiêne pode ser crucial para o trabalho seguinte.
Já ouviu falar que uma crítica contrutiva te traz 1 novo cliente e uma negativa te tira 10? Pois é a mais pura verdade!
É muito comum hoje em dia que modelos de grande porte ($) levem suas próprias makes para o studio/desfile. Antes de começar a me interessar por makes vi uma entrevista de uma modelo que contraiu uma doença de pele e o médico constatou que foi por causa de usar pincel sujo, então muito cuidado.

Se você é usuária de maquiagem:

1º - Evite emprestar seus produtos da mesma forma que você não empresta suas calcinhas (ou namorado... rss...), pode não parecer, mas é algo muito pessoal.
2º - Lave seu pinceis regularmente, ouvi a pouco tempo uma pessoa falar "Lavar pincel estraga as cerdas", OMG viva a proliferação de fungos e bactérias baby!!! CLARO que lavar o pincel não vai estragar as cerdas, depois de lavar coloque para secar levemente inclinados com as cerdas para baixo para a água não ficar em contato com a cola que fixa as cerdas à base.
Eu lavava meus "bebês" a cada uso, só que as vezes demoravam muito para secar, agora lavo 2x por semana em semanas que me maquio muito, quando estou de bob (bobeira) sem muito o que fazer lavo semanalmente.
3º - Quando não tiver jeito e você não puder negar um batom/gloss para aquela sua amiga que você adora use um pincel labial, besunte o pincel com quantidade suficiente do batom/gloss e entregue o pincel a amiga. Depois é só lavar o pincel e higienizar com Álcool 70.


Se você trabalha com maquiagem (formal ou informalmente):

1º - Tenha muitos pinceis!!! Pode parecer bobeira mas não é! No mínimo 2 de cada tipo.
Digamos que você tenha que maquiar 2 pessoas distintas e uma delas tenha escabiose (sarna), você não vai notar por que nem sempre a doença é visivel.
Eu contraí escabiose quando tinha 12 anos devido um surto que aconteceu na minha cidade, boa parte da população contraiu e o tratamento foi feito com uma loção aplicada após o banho e lavando as roupas de cama e toalhas com frequência.
Apesar de NÃO ser uma doença que vai e volta depois do tratamento como a Herpes, ninguém está livre de contrair novamente, podendo ser transmitida também por animais de etimação.

2º - No caso do uso profissional dos pinceis a atenção com higiêne tem que ser redobrada, produtos bactericidas tem que fazer parte da sua rotina.
Por isso a importância de se ter muito pinceis, digamos que seus pinceis estão sujos e surge um novo trabalho de última hora.
Após o uso dos pinceis coloque-os em uma embalagem plástica afastado dos produtos até o momento de lavá-los.
Depois de lavar os pinceis borrife álcool 70 e deixe secar como de costume. Depois de seco o cheiro do álcool sai completamente.

3º - Assim como a conservação dos pinceis, a conservação do produto também é vital!
Sempre faça uma higienização da pele antes de começar uma maquiagem, fique atento(a) a lesões na pele da cliente e informe a mesma sobre as lesões e recomende a visita ao dermatologista.
Evite ao máximo o contato do produto com a pele do cliente, evite também colocar o pincel diretamente no produto, a não ser como caso de pós compactos que podem ser substituídos por pós soltos (colocando uma quantidade suficiente para o uso numa lâmina descartável). Pode parecer que você está com nojo da cliente, mas na verdade está protegendo sua saúde e a saúde dos seus cosméticos, que convenhamos não são baratos.
Eu sempre aplico batom/gloss da maneira da foto acima, coloco um pouco de produto numa haste de madeira (Abaixador de lingua - Palito usados por médicos para ver a garganta) ou de plástico. No caso do batom é só dar uma leve raspadinha no produto que você reitra quantidade suficiente para o uso.

Sei que é meio dificil seguir todas as regrinhas, mas assim como o uso do protetor solar só vira hábito se você pasar por um processo de adaptação, se obrigando a usar todo dia, creio que em pouco tempo agente consiga se acostumar.

Beijocas e ótimas makes!!!


Sobre Escabiose:
www.sbd.org.br/publico/temas/escabiose.aspx

Sobre Herpes:
www.abcdasaude.com.br/artigo.php?234

4 comentários:

Unknown disse...

Mto legal suas dicas, concordo com vc, maquiagem não se impresta...

beijos e parabéns pelo blog

Thais Martinez

Testes disse...

Gostei das dicas! Eu tenho herpes, se bobear ela volta com tudo!

Eliana disse...

É isso aí, belo post!

Myla disse...

Super útil mesmo!!!

Related Posts with Thumbnails