quinta-feira, 21 de maio de 2009

Distúrbio ou Transtorno de Imagem


Você tem enxergado bem o seu reflexo?
Sua reposta será: "sim, claro!" E o que você tem visto refletido?

É grande o número de pessoas que sofrem de Distúrbio de Imagem também conhecido como: Dismorfofobia ou Síndrome da Distorção da Imagem ou Transtorno de Imagem ou Transtorno Dismórfico Corporal.
O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) refere-se ao excesso de preocupação com defeitos corporais quase imperceptíveis e defeitos corporais imaginários. O problema pode se manifestar em relação ao corpo inteiro ou a partes dele.
Se existe uma anomalia física como uma orelha diferente da outra ou uma narina mais fechada, essa anomalia é superdimensionada.
Quem sofre de TDC também preocupa-se exageradamente com cicatrizes e pintas, e dedica boa parte do dia procurando e encontrando "defeitos".
Trata-se de um transtorno crônico com intensidade variável e oscilações e altos e baixos dos sintomas. Em torno de 2% a 7% dos pacientes que se dirigem a cirurgia plástica são portadores de TDC.

A dismorfia ocorre tanto em homens quanto em mulheres. Seu surgimento pode ser em qualquer momento da vida, em geral aparece na infância, a partir dos 4 anos de idade, quando a criança começa a ter consciência de seu corpo e começa a se comparar com os colegas. Na adolescência as conseqüências da dismorfia são terríveis, os portadores sentem-se inseguros, feios, diminuídos, sua auto-estima despenca e adquirem dificuldade para cumprir com obrigações sociais e escolares.
Na vida adulta rendem menos que os demais no trabalho, diversas vezes se ausentam do emprego e conseqüentemente são dispensados. Na vida afetiva também encontra grande dificuldade em fazer e manter amigos e construir relacionamentos, até mesmo com familiares, acabam se isolando e tornando-se pessoas depressivas.

A dismorfia pode se manifestar associada ou não com os outros transtornos de imagem, como anorexia, bulimia e vigorexia.
- Anorexia: Caracteriza pela recusa da pessoa em comer, porquê embora magra, a pessoa se acha gorda demais. Atinge sobretudo mulheres jovens e adolescentes.
- Bulimia Nervosa: Caracterizada por comer compulsivamente de forma rápida e exagerada, seguida de vômitos provocados para evitar ganho de peso, atinge em especial mulheres de 15 a 40 anos.
- Vigorexia: Caracterizada pela valorização excessiva da silhueta perfeita. A pessoa sempre acha que seus músculos estão imperfeitos e "malha" até a exaustão.
Todos os transtornos de imagem têm como marca o comportamento obsessivo-compulsivo.
Fala-se muito pouco sobre isso atualmente, no Google mesmo é difícil encontrar material sobre o assunto, seu reconhecimento pela sociedade médica é recente, porém já é possível tratá-la.

Pessoas que acham que apresentam os sintomas descritos acima devem consultar um psiquiatra ou psicólogo. Se você notou algum desses sintomas em seu filho não pense duas vezes você pode alterar positivamente o futuro dele =)
Hoje existe um padrão muito difícil de ser seguido e que muitas vezes nos frustra, achei legal dividir esse tema com vocês porquê lidamos diretamente com o ego, a maquiagem corrige e transforma a auto-estima de uma pessoa, mas a maquiagem é superficial e não pode tratar problemas físico ou emocionais, não tenha vergonha de pedir ajuda se necessário ♥

Um comentário:

Tâm disse...

eu creio q n tenho nda disso graças a Deus!gostei do seu post
um alerta pra quemprecisa enxergar a realidade
tipo a personagem demalhação vc assisti??
vou dedicar um pst meu essa semana a bulimia!
bjus tchuca e ótimo fds

Related Posts with Thumbnails