terça-feira, 14 de outubro de 2008

Invista na Fidelidade!

Hoje todo mundo vende alguma coisa, você tem que buscar o diferencial na hora da venda e oferecer o que seus concorrentes não oferecem!
Quantas revendedoras Natura, Avon, Racco entre outras marcas você conhece?
Agora quantas sabem fidelizar o cliente?
Todo mês religiosamente meu mínimo de Avon e Natura era R$ 80,00, as vezes chegarava a R$ 150,00, um dia alguém na internet disse: "Minha revendedora da Natura me deu uma necessaire..." Na hora caiu a ficha, peraí todo mês eu compro uma pá de coisas e o que estou ganhando com isso??? Mês seguinte ela veio toda sorridente com os catálogos e eu disse que só compraria denovo com ela se ela me desse um brinde, que fosse uma amostrinha de perfume pra eu jogar fora, queria que ela fizesse algo para mostrar que minhas compras eram importantes.
Mês seguinte ela manda pela minha avó uma base da Avon que já estava fora de linha, brinde é brinde, fui na casa da minha avó e quando abri tomei um susto, a cor era o tom mais escuro da linha, minha prima que estava comigo e que é negra mandou enviar a base pra Africa por que no Brasil não tem ninguém daquela cor*.
Onde eu quero chegar, não importa o que você ganhe, desde que ganhe, desde que o vendedor mostre que se importa com o cliente.

Quando comecei a Revender Yes Cosmetics ninguém conhecia a marca e quase ninguém conhece hoje em dia, eles não investem em propaganda, no máximo tem uma notinha na Revista Capricho a cada 2 meses. Os produtos são bons apesar do baixo investimento no Marketing, o revendedor tem que ter muita vontade pra levantar uma marca assim. Eu aceitei o desafio.
Fui a distribuidora mais próxima e fiz meu cadastro, levei R$ 300,00 para trazer em produtos para fazer mostruário, não gastei nem R$ 50,00 pois não tinha quase nada em estoque.
Antes de mostrar os produtos para possíveis clientes eu preparei panfletos e a ficha abaixo. A primeira página era feita em 2 vias e a segunda página com toda explicação sobre os brindes disponíves e possíveis questionamentos era anexada na via do cliente.



O esquema era simples, a cada R$ 1,00 em compras a pessoa acumulava 1 ponto.
A partir de 50 pontos a pessoa já podia resgatar um brinde.
Tudo era bem detalhado, anotado e assinado em 2 vias, tem cliente metido a espertinho, aí já viu né? rss..
A Planília abaixo era a que ficava comigo, para o meu controle.


Na foto abaixo temos o Comprovante de Resgate também em 2 vias, o folden, a carteirinha que ficava com a cliente e o Lembrete de Compra, que na minha opinião é ótimo para clientes que adoram falar que esqueceu que fez a encomenda por isso não tem o dinheiro na data marcada! Atraz do Lembrete de compra eu colei um adesivo imantado, então quando fechava um pedido eu logo avisava que era para ser colado na geladeira, embora já estivesse escrito...


Hoje eu não revendo mais a marca por que a distribuidora que eu me afiliei é tão sem visão comercial que em plena época de lançamento eles tiveram a ousadia de comprar 3 demaquilantes para estoque, sendo que só fazem pedido a cada 2 meses. Cansei de passar vengonha com minhas clientes.
Mas fica a dica, principamente a do Lembrete de compra... rsss...


♥ Beijocas e até a próxima!


* Antes que alguém venha me falar sobre preconceito, que o termo certo seria discriminação racial, saiba que minha familia tem negros, índios, italianos, portugueses e judeus. Então distinção racial é a última coisa que eu faria na minha vida!!!!

6 comentários:

Mari disse...

Oi Carlinha, obrigada!
Isso que vc disse é mto legal, eu fazia cabelo, depilação e ainda encomendava produtos da Natura com uma vizinha, ela nunca me deu brinde mas fazia a minha sobrancelha por cortesia. :-)
Bjks.

Thassya disse...

Nossa ... Eu adorei horrores seu post!!! Também sou adepta aos brindes.. mas agora acabei de me tornar revendedora AFINS (abriu tbm da Yes, mas eu vi primeiro a Afins rss*) e não tinha ideia como fornecer...
:)

Beijos.
www.thassya.blogger.com.br

Thassya disse...

Aiaiaaiaia... pode copiar? =)

Cris disse...

Carlinha:

Você tem razão. A gente gasta, gasta, mas não ganha nada de brinde. E com relção a Yes não ser conhecida, conheço bem a situação. Tenho uma distribuidora de produtos Lumi e eles fazem pouquissíma propagando, o que dificulta o conhecimento da marca, mas sempre incentivo a distribuição de brindes e amostras de produtos. É um investimento para o revendedor que vale muito a pena. Aliás, eu só conheci a Yes por saber que eles são concorrentes da Lumi. Pode? Como querem crescer assim?

Bjs,

Cris

Puvlee disse...

Ah, eu que sei! Pra conhecer a marca eu tive que ir lá no cafundéu de um prediozinho xinfrin do centro do Rio, numa sala que parece mais uma espera de consultório médico! hahaha Horrível...

valdete disse...

nossa...amei seu post e é uma super verdade,trabalho com várias marcas de cosméticos e sou apaixonada pelo meu trabalho,ótima sugestão ...o que tem de cliente esquecido?....rssss.....tenho minha lojinha se for interessante parceria pra vc ?

me contata!

nanasvendas@yahoo.com.br
msn:valdete_vendas@hotmail.com

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